O contrarrelógio de Lagoa vai definir o vencedor da 49ª Volta ao Algarve. A última vez que tal aconteceu foi em 2020, com Remco Evenepoel a confirmar a vitória. Serão 24,4 quilómetros, um percurso que contará com os melhores do mundo na especialidade.
A lista é verdadeiramente de luxo: Tobias Foss (campeão do mundo em título da Jumbo-Visma), Filippo Ganna (bicampeão mundial da INEOS Grenadiers), Stefan Bissenger (atual campeão europeu da EF Education-EasyPost), Stefan Küng (bicampeão da Europa da Groupama-FDJ), Søren Wærenskjold (campeão mundial de sub-23 da Uno-X) são nomes a destacar, assim como Kasper Asgreen e Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step) e o português João Almeida (UAE Team Emirates), que são também dos melhores especialistas.
No entanto, se ciclistas como Bissegger e Wærenskjold poderão estar mais concentrados em ganhar a etapa, Ganna e Foss aspiram juntar a vitória na Volta ao Algarve, pois estão a 31 e 32 segundos, respetivamente, do Camisola Amarela Turismo do Algarve, Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers). Almeida tem apenas sete segundos de desvantagem.
O primeiro ciclista a sair para a estrada será Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) às 12h34, com o líder Thomas Pidcock a partir às 15h15 para um percurso que terá mais quatro quilómetros que o habitual em Lagoa.