Foram duas equipas com grande protagonismo na edição de 2023 da Volta ao Algarve e já garantiram a presença na edição de 2024, entre 14 e 18 de fevereiro. São a estadunidense EF Education-EasyPost, sétimo coletivo WorldTeam confirmado, e a norueguesa Uno-X Pro Cycling Team, primeira ProTeam com passaporte para a 50.ª Volta ao Algarve.
A equipa nórdica estará no Algarve pela terceira vez. Garantiu a presença na edição de 2024 da corrida com um desempenho exemplar no ano passado. Foi da Uno-X a primeira Camisola Amarela da Volta ao Algarve 2023, graças ao triunfo em Lagos daquele que foi escolhido para ganhar o Prémio Prestígio da prova, Alexander Kristoff.
Curiosamente, o vencedor das duas etapas seguintes e vencedor final da Camisola Verde, Magnus Cort Nielsen, também irá integrar em 2024 o plantel da Uno-X. Mas na edição anterior vestia as cores da EF Education-EasyPost, a outra equipa que hoje anunciamos.
Oriunda dos Estados Unidos da América, a EF Education-EasyPost mantém-se no pelotão da Volta ao Algarve, ao qual regressou em 2023, depois de ter estado ausente durante cinco anos. Será a nona participação da equipa para a qual se transferirá Rui Costa na próxima temporada.
São já oito as equipas confirmadas para a 50.ª Volta ao Algarve, a única prova por etapas disputada em Portugal que integra o circuito UCI ProSeries. Estão garantidas, até ao momento, sete WorldTeams e uma ProTeam, representando alguns dos mais importantes mercados emissores de turismo para o Algarve e para Portugal.
Equipas já anunciadas: Alpecin-Deceuninck (Bélgica), Arkea-B&B Hotels (França), Astana Qazaqstan Team (Cazaquistão), BORA-hansgrohe (Alemanha), EF Education-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (França), Team dsm-firmenich (Países Baixos) e Uno-X Pro Cycling Team (Noruega).