A 50ª edição da Volta ao Algarve começa num local já com tradição como cidade de partida da corrida: Portimão (11h35). E para arrancar em grande, teremos logo a etapa mais longa, com 200,8 quilómetros até Lagos, onde se espera por um sprint emocionante, que dará a conhecer quem vestirá a primeira Camisola Amarela Turismo do Algarve, sendo que estará também em jogo a Camisola Verde Crédito Agrícola (classificação dos pontos).
A lista de vencedores em Lagos está repleta de notáveis, mas apenas um pode repetir o feito: John Degenkolb (dsm-firmenich POSTNL) ganhou em 2011. Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels) e Jordi Meeus (BORA-hansgrohe) encabeçam a lista de favoritos, com o belga a ter sido segundo há um ano, batido apenas por Alexander Kristoff.
A etapa desta quarta-feira será maioritariamente plana, com duas contagens de montanha na Aldeia dos Matos (quarta categoria aos 37,6 quilómetros) e Nave (terceira aos 96,5), que irão decidir o detentor da Camisola Azul Água é Vida. Haverá ainda uma meta volante em Vila do Bispo (161,2 quilómetros).
A chegada à Lagos – cerca das 16h30 – tem primado por ser um final pleno de emoção. Rápido, mas com duas rotundas, antes da extensa reta da meta (cerca de 800 metros), que obrigam a atenção redobrada por parte dos possíveis comboios que se possam formar.
Será um início a toda a velocidade antes do pelotão seguir para a primeira etapa de montanha, na quinta-feira.