Depois da mítica chegada ao Alto da Foia, a Volta ao Algarve prossegue esta sexta-feira com a terceira etapa, que liga um percurso de 183.5 quilómetros entre Vila Real de Santo António e Tavira.
A chegada ao ponto mais alto do Algarve, na véspera, deu para desenhar um primeiro esboço do que poderá ser a luta pela Classificação Geral, mas o dia três da Algarvia, à partida, estará reservado para os sprinters.
No entanto, é uma etapa em que há trabalho para os trepadores, com duas contagens de montanha já na segunda metade da corrida: uma ao quilómetro 98, de terceira categoria, em Mercador, e outra ao quilómetro 140, também de terceira categoria, em Faz Fato.
Depois, sim, a corrida é para os homens da Camisola Verde: a 25 mil metros do fim, dá-se a meta volante de Vila Real de Santo António, uma espécie de aquecimento para o final da etapa.
Aí, corredores como Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Biniam Girmay (Intermarché – Wanty), Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), Milan Fretin (Cofidis) ou Arnaud de Lie (Lotto) poderão ter uma palavra a dizer, perante, é expectável, uma entusiasta moldura humana em Tavira, se fizer jus ao que tem acontecido nos últimos anos.
Jan Christen (UAE Team Emirates XRG), refira-se, parte para esta terceira etapa com a Camisola Amarela Visit Algarve vestida, com quatro segundos de vantagem para o colega de equipa, o português João Almeida. Laurens De Plus, da INEOS Grenadiers, é terceiro, com 13 segundos de desvantagem.
Christen, de resto, é também dono das restantes camisolas: Camisola Verde Crédito Agrícola – Pontos, Camisola Azul Save Water – Montanha e Camisola Branca IPDJ – Juventude.
A terceira etapa da Volta ao Algarve tem início agendado para as 12h00 desta sexta-feira, com transmissão na RTP2 e na Eurosport2 a partir das 15h00. Pode também seguir a corrida aqui.