Alto do Malhão, o palco da decisão

Chegou o dia de todas as decisões na Volta ao Algarve: o mítico Alto do Malhão recebe este domingo a última etapa da corrida, que vai coroar o novo Camisola Amarela Visit Algarve da Algarvia.

Esta quinta etapa tem, no entanto, uma grande novidade face aos últimos anos: desta feita, a subida do Malhão será feita em contrarrelógio, com saída 19.6 quilómetros antes, em Salir.

E com diferenças tão reduzidas na Classificação Geral, a luta promete ser animada.

3ª Etapa Vila Real de Santo António – Tavira, 183,5Km, 21.02.2025 da 51ª Volta ao Algarve, de 19 a 23 de Fevereiro de 2025 Foto: João Calado / FPC

Jan Christen (UAE Team Emirates XRG) parte como líder, mas com apenas quatro segundos de vantagem para João Almeida, colega de equipa.

O ciclista português chegou ao Algarve como um dos grandes favoritos ao triunfo final, e a correr em casa, tem aspirações legítimas para viver uma tarde histórica. Mas não é o único.

António Morgado, também da UAE Team Emirates XRG, aproveitou um corte no sprint final da quarta etapa para reduzir para 14 os segundos de desvantagem face à liderança da corrida. Com uma boa subida ao Malhão, pode sonhar com a Amarela.

2ª Etapa Lagoa – Alto da Foia, Monchique, 1177,6Km, 20.02.2025 da 51ª Volta ao Algarve, de 19 a 23 de Fevereiro de 2025 Foto: João Calado / FPC

Entre os dois compatriotas, e também com uma palavra a dizer, está Laurens De Plus: sete segundos separam o corredor da INEOS Grenadiers de Jan Christen.

Depois sim, surgem os outros dois grandes candidatos a ganharem a Classificação Geral, a par de João Almeida: Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) e Primož Roglič (Red Bull – BORA – hansgroge) são também especialistas em contrarrelógios e vão pedalar, com toda a certeza, com a ambição de festejar no Alto do Malhão.

1ª Etapa Portimão – Lagos, 192,2Km, 19.02.2025 da 51ª Volta ao Algarve, de 19 a 23 de Fevereiro de 2025 Foto: João Calado / FPC

Vingegaard está a 20 segundos da liderança – os mesmos de Luca Vergallito (Alpecin-Deceuninck), ao passo que Roglic tem 23 segundos de desvantagem face a Jan Christen.

A partir das 13h31, hora em que o primeiro corredor parte de Salir rumo à meta, até às 16h20, altura em que será a vez de Jan Christen começar a mítica subida da Volta ao Algarve, todos os olhos estarão postos na Algarvia.

O Alto do Malhão estará, de certeza, pronto para aclamar o Camisola Amarela Visit Algarve da 51. ª edição da Volta ao Algarve.

A quinta etapa tem transmissão na RTP2 e na Eurosport2 a partir das 15h00. Pode também seguir tudo desde o início aqui.