Depois do início emocionante para sprinters, a 52.ª Volta ao Algarve vai esta quinta-feira para outra onda: a dos escaladores.
A segunda etapa da Algarvia vai para a estrada a partir das 12h45, na Zona Ribeirinha de Portimão, e tem o espetáculo reservado para os últimos dez quilómetros, com a já conhecida subida ao Alto da Foia.
Por isso, é expectável que a Camisola Amarela – Turismo do Algarve mude de dono: Paul Magnier parte para o dia como o líder da classificação geral, mas o próprio assumiu que as dificuldades da Foia não são para ele.
Foia diferente promete mexidas na classificação geral
Até porque, de resto, a subida à Foia este ano apresenta uma novidade, com um percurso alternativo que oferecerá outras dificuldades aos principais candidatos a subir ao pódio no final do dia.
Antes, há muito pedal para dar. O pelotão sai de Portimão ao início da tarde, e ao quilómetro 30 encontrará a primeira meta volante, em Paderne. Pouco depois, antes da passagem pelo mítico Estendal da Volta, em Alte, os ciclistas vão ultrapassar a contagem de montanha de Picota, uma subida de terceira categoria.
Alferce e Casais serão as outras contagens de terceira categoria do dia, já dentro dos últimos 50 mil metros da corrida, e antes do ponto quente, com os dois sprints bonificados de Casais e Serenada.
João Almeida e Juan Ayuso, os olhos estarão em cima deles
A corrida a essa hora já vai longa, mas agitada, pois logo a seguir começa a hora das decisões, com subida à Foia. Resta saber se a fuga ainda sobrevive ou se os favoritos vão querer marcar uma posição face à concorrência: aí, os olhos estarão postos sobretudo em João Almeida, português da UAE Team Emirates XRG, e o espanhol Juan Ayuso, da Lidl-Trek.

Afonso Silva, João Almeida e Juan Ayuso na conferência de imprensa de lançamento da 52.ª Volta ao Algarve (Igor Martins/Rodrigo Rodrigues – Federação Portuguesa de Ciclismo)
Outrora companheiros de equipa, os agora rivais são apontados como os grandes favoritos ao triunfo final da Classificação Geral.
A corrida, recorde-se, tem início às 12h45 e transmissão na RTP2 e na Eurosport2 a partir das 15h00. Pode segui-la também aqui desde o início.

