Quinta-feira foi dia de Foia, sexta-feira foi o esforço individual do contrarrelógio e este sábado chega uma etapa, à partida, mais calma na Volta ao Algarve, mais para sprinters. Talvez, diga-se, a velocidade antes da tempestade.
O quarto dia da Algarvia começa em Albufeira, na Avenida dos Descobrimentos, e é de lá que o pelotão parte às 11h00, rumo a Lagos. O percurso tem um total de 175.1 quilómetros e alguns pontos de interesse antes dos últimos metros.
Meta volante, contagem de montanha e… ponto quente
Ao quilómetro 54, a luta pela Camisola Verde – Crédito Agrícola, dos pontos, aquece, com a meta volante de Lagos. Cerca de 30 mil metros depois, em Nave, dá-se a única contagem de montanha do dia, de terceira categoria.
O dia terá também mais um ponto quente, dois sprints bonificados em Alzejur, no espaço de um quilómetro. Dono da Camisola Amarela – Turismo do Algarve, Juan Ayuso (Lidl-Trek), por exemplo, tem aproveitado esses momentos para ganhar vantagem na luta pela Classificação Geral.
A parte final da corrida será em circuito, e o pelotão passará pela primeira vez na meta a cerca de 30 quilómetros do fim, para testar as águas. Se tudo correr dentro da normalidade, o final será em sprint, num dia mais calmo para os homens da Geral.

1ª Etapa Vila Real de Santo António – Tavira 185,6Km, 18.02.2026 da 52ª Volta ao Algarve, de 18 a 22 de Fevereiro de 2026 Foto: Rodrigo Rodrigues / FPC
Paul Magnier (Soudal Quick-Step) venceu em Tavira e será um dos fortes candidatos a repetir o triunfo na tarde deste sábado, muito possivelmente com a forte concorrência de vários dos sprinters presentes no Algarve, com especial destaque para Jasper Philipsen, da Alpecin Premier-Tech.
A quarta etapa da Volta ao Algarve tem início às 11h00 e transmissão na RTP2 e na Eurosport2 a partir das 14h00. Pode segui-la também aqui desde o início.

