VISITAR EM TAVIRA
Tavira distribui-se pelas duas margens do rio Gilão, num intrincado de ruas estreitas e casas brancas. O Jardim do Coreto é a zona mais animada da cidade e é aqui que se situa o Mercado da Ribeira, que depois de abandonar as suas funções originais é agora um espaço de animação e lazer.
A ponte mais antiga da cidade, que se acredita ser de origem romana, é uma estrutura do século XVII, a partir da qual é possível apreciar uma bela vista sobre as tradicionais casas desta região. No entanto, a melhor vista da cidade, que permite contemplar as casas, as cúpulas das igrejas, o rio e as salinas, até ao mar, é conseguida subindo à Torre do Castelo.
A cidade de Tavira é também conhecida pelas suas muitas igrejas, 37 no total. Entre as mais conhecidas destacam-se a da Misericórdia, que pode ser encontrada logo depois de passar a porta da muralha, a de Santa Maria, que ocupa o lugar da antiga mesquita maior, a igreja de Santiago, também ela erguida sobre uma antiga mesquita, a menor, a Ermida de São Brás, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e a Igreja de São Paulo. Além das igrejas, também pode visitar o Núcleo Islâmico, onde poderá saber mais sobre a história da cidade, e o Museu Municipal, instalado no Palácio da Galeria.
Este município também tem acesso à ria Formosa, à qual se pode aceder pela estrada paralela ao rio Gilão, ladeada por salinas brancas onde se podem avistar várias espécies de aves como é o caso dos deslumbrantes flamingos. No final desta estrada, em Quatro Águas, é possível apanhar o barco qua a atravessa a ria com destino às praias na língua de areia que separa a ria do mar. No total, são 11 quilómetros de areal que integra as praias da Ilha de Tavira, Terra Estreita, Barril e Homem Nu.
Um dos pontos fortes de Tavira prende-se também com a gastronomia. Aqui poderá saborear algumas das especialidades locais, sobretudo o peixe fresco e o marisco, como o polvo cozinhado de várias formas ou o arroz de lingueirão. O atum também se destaca nas ementas já que a sua pesca era uma das atividades mais tradicionais desta zona do Algarve.