VISITAR EM LOULÉ (Malhão)
Sendo um concelho com o centro na parte interior do Algarve, o desenvolvimento económico da região veio da aposta nos produtos agrícolas, sobretudo dos frutos secos (amêndoas e figos) e das produções artesanais que se mantiveram durante séculos. Em Loulé existem ainda hoje vestígios concretos de ocupação romana, de que o centro de pesca e salga do peixe do Cerro da Vila em Vilamoura são o melhor exemplo.
Da Idade Média restou o castelo, de origem árabe, que foi reconstruído no século XIII. Nos dias de hoje, ainda é possível ver as torres no meio do casario, assim como alguns segmentos de muralha.
Outro dos pontos a não perder numa visita ao concelho é o Mercado de Loulé, inaugurado em 1908 para a venda de produtos como o peixe, as frutas e as hortaliças. A estrutura em que está inserido é um dos melhores exemplos de arquitetura revivalista no Algarve. Dispõe de quatro pavilhões com quatro portões e adota um estilo neo-árabe. Ao longo dos anos foi sofrendo várias alterações, com especial destaque para a mais recente obra de restauro, que permitiu a modernização do espaço e um melhor funcionamento enquanto mercado municipal.
Apesar de o centro de Loulé estar localizado no interior, este concelho algarvio é também conhecido pelas suas estâncias balneares de excelência, Vilamoura e Quarteira. Vilamoura é um dos centros de lazer mais cosmopolitas do Algarve, onde se destacam o casino, a marina e as praias de Vilamoura e da Falésia. Tal como em Quarteira, predomina também a oferta desportiva, que vai desde o golfe aos desportos náuticos. Esta é uma zona conhecida também pelos alojamentos de luxo, pelas esplanadas à beira-mar e pelas várias praias distribuídas ao longo da costa. Em Loulé poderá ainda visitar a praia da Quinta do Lago, situada em pleno Parque Natural da Ria Formosa e associada a uma estância turística de alta qualidade.
Muito próximo da cidade, os amantes da natureza poderão desfrutar surpreendidos com os Sítios Classificados de Benémola e da Rocha da Pena onde se esconde um Algarve diferente, ainda com vegetação endémica e onde poderá fazer longos passeios. Loulé é também conhecido pelos festejos do Carnaval, que são dos mais famosos do país.